Diocese de Petrolina realizou o II Congresso Mariano Missionário

A Diocese de Petrolina realizou, nos dias 22 e 23 de outubro, o II Congresso Mariano Missionário. Com a presença de mais de 250 participantes, o evento integrou o calendário do Ano Temático em preparação ao Jubileu Centenário de nossa Igreja Particular.

No sábado, 22 de outubro, Dom Francisco Canindé Palhano abriu oficialmente o evento com a celebração da Santa Missa na Quadra do Colégio Diocesano Dom Bosco, com a presença de sacerdotes da Diocese, que também colaboraram com o atendimento de confissões durante todo o evento.

Padre Evandro Batista, pároco da Paróquia de São João Batista, no bairro João de Deus, em Petrolina, proferiu a primeira palestra, a partir do tema: “Os dogmas marianos como luz para uma mariologia missionária para os nossos tempos.”

A segunda palestra, proferida pela Irmã Pérola, do Instituto das Servidoras do Senhor e da Virgem de Matará, teve como ponto de partida “O rosto mariano da Diocese de Petrolina, rumo ao seu centenário.”

Após o intervalo, os participantes puderam conhecer a dinâmica de movimentos marianos, do Seminário São José e das Congregações religiosas com a exposição de seus carismas e atividades em estandes durante o Congresso.

Na tarde do sábado, o Padre Luan Saldanha, da Diocese de Bonfim (BA), abordou com os congressistas um tema relacionado ao desejo atual do Papa Francisco: “Maria, mulher que nos ensina a viver a comunhão da sinodalidade.”

Em seguida, o Padre Sérgio Fernando, Diretor Espiritual dos Movimentos Marianos da Diocese, conduziu a Adoração ao Santíssimo Sacramento.

A programação do Congresso Mariano, no seu primeiro dia, contou com testemunhos de missionários das nossas três Foranias.

A programação do dia 22 de outubro foi concluída com o Ofício de Nossa Senhora cantado pela equipe de liturgia, com a participação da Irmã Pérola;

No domingo, 23 de outubro, Dia Mundial das Missões, o II Congresso Mariano Missionário contou com a presença das Congregações religiosas, as quais ajudaram na Recitação do Santo Terço.

Após o terço, os congressistas acompanharam a quarta palestra, conduzida pelo Padre Luan Saldanha, a partir do tema: “A teologia mariana no contexto do Evangelho de Lucas” (Lc 1,48). O Padre Sérgio Fernando, na sequência, expôs alguns direcionamentos relacionados à vivência do Ano Mariano Missionário na Diocese.

A conclusão do II Congresso Mariano Missionário se deu com a Celebração Eucarística presidida por Dom Francisco Canindé Palhano, com a presença dos Padres Givanildo José, Sérgio Fernando e Luan Saldanha, além dos sacerdotes que trouxeram a imagem de Nossa Senhora de Fátima e dos dois pastorzinhos, os Padres Joaquim Ganhão e João Paulo Quelhas.

Antes da bênção final, Dom Francisco, diante da imagem vinda de Portugal, conduziu a consagração à Virgem de Fátima, suplicando que sua mensagem de conversão possa atingir o coração de todos os diocesanos e do mundo inteiro.