Santa Missa Crismal será celebrada na Quinta-feira Santa, 28 de março

Na Quinta-feira Santa, 28 de março, às 10h da manhã, na Igreja Catedral do Sagrado Coração de Jesus Cristo Rei, Dom Francisco Canindé Palhano presidirá a Santa Missa Crismal, com a Consagração do Óleo do Crisma, a Bênção dos Óleos dos Enfermos e dos Catecúmenos, e a presença dos padres da Diocese para a Renovação das Promessas Sacerdotais.

*Prelúdio do Tríduo Pascal

Neste Dia santo, nas “Igrejas Catedrais”, pela manhã, temos a “Missa do Crisma” ou “Missa Crismal”, prelúdio do Tríduo Pascal – o qual se inicia propriamente com a Missa vespertina da ceia do Senhor. Na “Missa do Crisma” se abençoam o óleo dos catecúmenos e dos enfermos e se consagra o Santo Crisma, razão pela qual é também chamada “Missa dos santos óleos”.

*Valorização dos sacramentos na vida da Igreja

Renovam-se nela as promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação, sendo por isso mesmo também chamada “Missa da Unidade, “expressando a comunhão diocesana em torno do mistério pascal de Cristo, constituindo um momento forte de comunhão eclesial, de participação intensa das comunidades e de valorização dos sacramentos da vida da Igreja”.

Raimundo de Lima – Vatican News

*Publicado em https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2023-04/quinta-feira-santa-missa-crisma-santos-oleos-unidade-bispo-clero.html