Solenidade de Cristo Rei, dia memorável para a Igreja diocesana

Solenidade de Cristo Rei – Foto: PASCOM DIOCESANA

Instituída em 1925, pelo Papa Pio XI, a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, conclui o Ano Litúrgico e inaugura o seguinte. Em Petrolina, a Solenidade do Padroeiro da Igreja Catedral, desde 2018, tem marcado o ritmo dos Anos Temáticos, em preparação ao Centenário de criação e instalação desta Igreja Particular.

Acolhida da imagem e da relíquia de Santa Dulce

No início da tarde, no CEMAM, a comunidade diocesana acolheu a imagem e a relíquia de Santa Dulce, o “Anjo bom da Bahia”, doadas por sua comadre, a Senhora Vera Lúcia. Na Quadra da instituição, com a presença de Dom Francisco Canindé Palhano, os fiéis recitaram o Santo Terço, acompanharam apresentações da Banda do CEMAM, e acompanharam as exortações do Senhor Bispo. O Padre Francisco Ferreira, pároco da Paróquia de Santa Rita de Cássia, passou com a relíquia diante de cada fiel presente.

Após a presença da imagem e da relíquia no CEMAM, elas foram levadas em carreata à Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, no Bairro Maria Auxiliadora, para abençoar as famílias presentes.

7ª Caminhada com as Famílias

A sétima edição da Caminhada com as famílias foi iniciada às 17h, saindo da Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, passando pela Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio, pela Avenida Guararapes, com percurso concluído na Concha Acústica. O objetivo da Caminhada com as famílias é rafirmar que a instituição familiar nasceu do coração de Deus e continua, mesmo diante de tantas situações, a ser um referencial para a vida de cada pessoa, da ação evangelizadora da Igreja e da sociedade, de um modo geral.

Solene Celebração Eucarística na Concha Acústica

Após a Caminhada com as fam´ílias, Dom Francisco Canindé Palhano presidiu Celebração Eucarística na Solenidade de Cristo Rei, com a presença de parte do clero. Antes da Santa Missa, foram acolhidas a imagem e a relíquia de Santa Dulce, diante de centenas de fiéis de várias Paróquias, Quase-Paróquias e Áreas Pastorais de nossa Diocese.

Homilia e Nomeações

Na homilia, Dom Francisco ressaltou a mão da Providência divina com a chegada da imagem de Santa Dulce, na Solenidade de Cristo Rei. Fez menção à conclusão do Ano Mariano Missionário e da abertura do Ano Eucarístico Diocesano, suplicando que o Biênio Jubilar, também iniciado oficialmente, seja um tempo de graça e de unidade para a Igreja Particular de Petrolina.

Antes do término da Santa Missa, os Padres Givanildo José e Carlos Lima foram nomeados coordenadores do Ano Eucarístico Diocesano, a ser celebrado de 20 de novembro de 2022 a 26 de novembro de 2023.