Pastoral Familiar realizará Assembleia Diocesana

A Pastoral Familiar da Diocese de Petrolina, através do seu assessor eclesiástico, Padre José Humberto Ferreira, comunica a realização da Assembleia Diocesana da Pastoral Familiar, nos dias 28 e 29 de janeiro (sábado e domingo), no Projeto Social Madre Teresa de Saldanha, Bairro Vila Débora, em Petrolina.

Público alvo:
Padres, diáconos, seminaristas, religiosos, agentes da Pastoral Familiar (PRÉ, PÓS E CASOS ESPECIAIS), coordenadores de pastoral paroquial, grupos, movimentos e demais interessados.

Valor: 30 reais

As inscrições serão realizadas através do link abaixo:

Para informações: (87) 99163.5412 – Gilmário

Acompanhe a Carta emitida pelo Padre José Humberto, assessor eclesiástico:

CARTA CONVOCATÓRIA PARA A IV ASSEMBLÉIA DIOCESANA DA PASTORAL FAMILIAR 2023

Tema: Vocação: Graça e missão

Lema: Corações ardentes, pés a caminho (Lc. 24,32-34)

Caros agentes de pastoral familiar (pré-matrimônio, pós-matrimônio e casos especiais), padres, diáconos, seminaristas, coordenadores de pastoral de jovens, pastoral do batismo, pastoral da acolhida, pastoral da criança, pastoral do idoso, etc, grupos, movimentos e demais interessados, sob a inspiração do Espirito Santo realizaremos a nossa IV Assembleia Diocesana de Pastoral Familiar 2023 sob o influxo de dois acontecimentos eclesiais.

O primeiro é o III Congresso Vocacional do Brasil, cujo tema é Vocação: Graça e Missão e o Lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33), que acontecerá em julho próximo, em Campina Grande-PB.

O Antigo Testamento verifica-se que a vocação é iniciativa de Deus, é mistério, é graça, é experiência de encontro com Jesus, mas também é resposta pessoal, é envolvimento comunitário, é missão. O Novo Testamento com Jesus Cristo que se fez carne no seio de uma família inicia o seu ministério subindo a montanha (orando), chamando para si os que Ele quis e enviando no poder do Espirito Santo. Assim, o texto bíblico (Mc 3,13-19) ajuda a aprofundar que a origem, o centro e a meta de toda a vocação e missão é a pessoa de Jesus Cristo.

O segundo e relevante acontecimento é o Ano Eucarístico da Diocese de Petrolina rumo ao centenário da sua Instituição. Tudo que a Pastoral Familiar faz de missão é para levar a experiência com Jesus eucarístico. Ela é fonte da missão. “Aquilo de que o mundo tem necessidade é do amor de Deus, é de encontrar Cristo e acreditar n’Ele. Por isso, a Eucaristia é fonte e ápice não só da vida da Igreja, mas também da sua missão: “Uma Igreja autenticamente eucarística é uma Igreja missionária”. (Bento XVI).

Portanto, estes dois acontecimentos, “o Ano Vocacional e o Ano Eucarístico” com seu objetivo geral de promover a cultura vocacional nas comunidades eclesiais, nas famílias e na sociedade, para que sejam ambiente favoráveis ao despertar de todas as vocações, como graça e missão, a serviço do Reino de Deus” (Texto Base, n. 9), inspiram nosso planejamento missionário com e para as famílias.

Sagrada Família de Nazaré, Jesus, Maria e José, ensinai-nos a ouvir o Evangelho da vocação e a responder com alegria a vocação e missão da Pastoral Familiar. Que nossos corações voltem para casa com ardor e os pés a caminho sempre das famílias para evangelizar. Amém! Aleluia! Amém.

Petrolina-PE, 12 de janeiro de 2023

Pe. José Humberto Ferreira