Papa ao Congresso Eucarístico: sigam no caminho do diálogo

Nesta quarta-feira, 9, após a Audiência Geral, o Papa Francisco saudou os peregrinos de língua portuguesa, recordando o 18º Congresso Eucarístico que será realizado na Arquidiocese de Olinda e Recife.

“Dirijo uma cordial saudação aos peregrinos de língua portuguesa! Depois de amanhã começa em Recife, no Brasil, o décimo-oitavo Congresso Eucarístico Nacional. Faço votos de que este encontro com Jesus Eucarístico reforce nos fiéis o desejo de prosseguir no caminho do diálogo fraterno com todos. Que Deus vos abençoe e vos proteja de todo mal!”. 

O boletim da Santa Sé também divulgou nesta manhã uma carta do Pontífice ao Cardeal Antônio Augusto dos Santos Marto que é seu enviado ao congresso. No documento, o Santo Padre mostrou-se muito feliz pela realização do evento que remonta à época da primeira evangelização do Brasil, assim como os contextos culturais e sociais que a Igreja vê hoje no território nacional. 

Papa Francisco aproveitou a carta para pedir ao Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Antonio Fernando Saburido, OSB, que saudasse e abençoasse a Assembleia presente, as autoridades públicas e todos os fiéis em seu nome. “Afirmo minha proximidade a este encontro tão necessário e peço que encoraje os presentes em meu nome. Enquanto entrego a você, Venerável Irmão, Dom Antonio Fernando, a benção a ser transmitida a todos os que participam do Congresso, acompanho a todos com orações fervorosas, implorando a Deus misericórdia, para que os fiéis possam colher múltiplos frutos desse encontro. 

Ainda na carta, o Santo Padre frisou a necessidade de, com alegria e simplicidade, partilharem o pão e as orações, “que perseverando no ensinamento dos Apóstolos, nutridos pelo venerável mistério de Cristo, mistério,  gênero humano, sejamos iluminados por uma só fé e unidos pela caridade recíproca”, finalizou. 

O Congresso

Os Congressos Eucarísticos são realizados pela Igreja Católica em todo o mundo. O objetivo é professar e dar testemunho público da fé em Jesus Eucarístico, para adorar o Senhor em Espírito e Verdade. 

A primeira edição ocorreu em Lille, na França, em 1881, por iniciativa de um grupo de leigos com a participação de fiéis e bispos de vários países europeus.

No Brasil, o primeiro Congresso Eucarístico Nacional ocorreu na Arquidiocese de São Salvador, na Bahia, no ano de 1933. Recife sediou o III Congresso Eucarístico Nacional, entre os dias três e sete de setembro de 1939, no episcopado de Dom Miguel de Lima Valverde. Na época, o tema foi: “A Eucaristia e a vida cristã.”

Em 2022, novamente a Arquidiocese de Olinda e Recife sedia o evento que ocorrerá de 11 a 15 de novembro no Centro de Convenções de Recife. A programação inclui palestras, catequeses, vigílias e celebrações. Abordará a temática: “Pão em todas as mesas”. 

No último dia do Congresso, será inaugurado a “Casa do Pão”- com um almoço junto dos irmãos em situação de rua.

Fonte: Canção Nova Notícias

Comentários estão fechados.