Oratório de Santa Emilie de Villeneuve é inaugurado em Petrolina

A comunidade católica do bairro Jardim Petrópolis, em Petrolina, prestigiou, no último sábado, 3 de fevereiro de 2024, a inauguração do Oratório de Santa Emilie de Villeneuve, na Capela Jesus Pequenino, localizado no território da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário.

Na ocasião, Dom Francisco Canindé Palhano enfatizou aspectos da vida da santa, cujo milagre para a sua canonização ocorreu em Petrolina, 16 anos atrás, quando uma bebê Emily recebeu uma descarga elétrica e que, depois de novena com a relíquia da então beata, retornou à sua atividade cardíaca normal, sem sequelas. Ressaltou o trabalho pioneiro da Igreja Católica na educação e a importância da centralidade de Cristo nas ações sociais promovidas por qualquer Congregação religiosa.

O Bispo de Petrolina destacou o empenho de Dom Paulo Cardoso, Bispo emérito de Petrolina, a quem chamou de “alma de todo o projeto Jesus Pequenino, no bairro Jardim Petrópolis”. Com a Creche Jesus Pequenino, fundada anos atrás, com o apoio da Prefeitura Municipal, a Igreja presta assistência educacional a crianças daquele bairro e de outros circunvizinhos, sob a coordenação da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora Imaculada Conceição de Castres, as Irmãs Azuis.

Após a distribuição da Comunhão, o Santíssimo Sacramento foi conduzido para a nova Capela, que foi dignamente abençoada por Dom Francisco. Na sequência, procedeu-se a bênção do Oratório de Santa Emilie de Villeneuve, com toque do sino e aplausos pela importante conquista para a comunidade de fé, que anos atrás presenciou o milagre através da intercessão da santa.

A Celebração Eucarística foi concelebrada por Dom Paulo Cardoso, pelo Padre Manoel Rodrigues, pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, e pelo Padre Lucivaldo França de Oliveira, da Diocese de Bonfim (BA), que foi ordenado por Dom Francisco no seu pastoreio naquela Igreja particular. Contou com a assistência litúrgica do Diácono Carlos Augusto Faria e de seminaristas, além da presença do Prefeito de Petrolina, o Sr. Simão Durando, de autoridade e de grande número de fiéis e benfeitores da obra realizada e do trabalho social promovido.

Confira a mensagem de Dom Francisco Canindé Palhano após a inauguração do Oratório:

Registro feito pela Pascom Diocesana de Petrolina

Dom Francisco, a jovem Emily, miraculada, e seus pais.

Irmãs Azuis e benfeitores

Padre Manoel Rodrigues e as Irmãs Azuis