Óbolo de São Pedro: manifestação de comunhão com o Papa e a Igreja

A Coleta do Óbolo de São Pedro acontecerá nos dias 1° e 2 de julho (sábado e domingo), durante o ofertório das Missas e celebrações na Solenidade de São Pedro e São Paulo, em todas as 28 Paróquias da Diocese de Petrolina.

A iniciativa representa a ajuda econômica que os fiéis oferecem ao Santo Padre, como sinal de adesão à solicitude do Sucessor de Pedro relativamente às múltiplas carências da Igreja universal e às obras de caridade em favor dos mais necessitados. Uma prática muito antiga que chega até os nossos dias.

A prática de apoiar materialmente as obras de caridade é muito antiga – lê-se no site do Óbolo – e começou com o próprio Cristianismo, na dedicação e no cuidado dos mais necessitados. No final do século VIII, os anglo-saxões, após sua conversão, decidiram enviar anualmente uma contribuição ao Papa. Assim nasceu o “Denarius Sancti Petri” (Esmola a São Pedro), que logo difundiu-se por toda a Europa. Depois de muitas vicissitudes, foi Pio IX, com a Encíclica Saepe venerabilis de 5 de agosto de 1871, a instituí-lo como prática.

Fonte: Com informações do Vatican News