Equipe de Animação do Sínodo no Brasil publica Novena com 9 roteiros de oração em preparação a Pentecostes

A Equipe de Animação do Sínodo no Brasil lançou nesta terça-feira, 30 de abril, uma Novena com 9 encontros em preparação à Pentecostes, solenidade celebrada este ano em 19 de maio. O objetivo da publicação é estimular as comunidades, atendendo ao chamado à sinodalidade, a reconhecerem mais uma vez o protagonismo do Espírito na vida eclesial e, a partir da sua graça, fortalecerem a decisão diária de caminhar juntos como discípulos e discípulas de Cristo.

A Novena de Pentecostes também está em sintonia com o caminho de preparação para o Jubileu 2025, no qual toda a Igreja a dedica o ano de 2024 à Oração. “Como Peregrinos da Esperança, somos motivados a renovar nossa fé no seguimento do Senhor, que de junto do Pai envia sobre a terra a graça do Espírito Santo”, diz um trecho da apresentação da publicação escrita pelo bispo de Petrópolis (RJ) e membro da Comissão, dom Joel Portella Amado.

O Espírito e um novo Pentecostes

De acordo com Mariana Venâncio, da equipe de Animação do Sínodo no Brasil, a Novena de Pentecostes é mais uma das iniciativas da equipe nacional que visa dar passos no sentido de uma experiência mais profunda da sinodalidade. “Essa experiência depende do reconhecimento da centralidade de Cristo, como Caminho único e verdadeiro, e do protagonismo do Espírito como aquele que sopra sobre a Igreja um novo Pentecostes, de encontro, escuta e comunhão”, afirmou.

Temas dos roteiros da “Novena Pentecostes – 2024”

A cartilha contém nove roteiros, com conteúdos, reflexões e leituras bíblicas relacionadas ao sentido do Pentecostes e à caminhada sinodal da Igreja no Brasil.

1. O Espírito nos reúne em comunhão
Reflexão sobre a identidade batismal do Povo de Deus
Texto Bíblico: At 2,42-47

2. O Espírito nos dá o dom da fé