Bento XVI e a relação com a Diocese de Petrolina

É comum que a cada 5 anos, conforme o Código de Direito Canônico (cân. 399-400), os Bispos diocesanos realizem a visita ad limina apostolorum, que visa a apresentação ao Sumo Pontífice de um relatório sobre a situação da diocese ou Igreja particular que lhes está confiada, por sua vez ouvindo do Papa conselhos e sugestões.

Nas fotos postada na capa desta postagem, temos a visita realizada por Dom Francisco Canindé Palhano, nosso Bispo Diocesano, quando ainda era Bispo de Bonfim, na Bahia; logo abaixo deste parágrafo, Dom Manoel dos Reis de Farias, quando era Bispo de Patos, na Paraíba, nosso Bispo emérito; e Dom Frei Paulo Cardoso, quando realizou sua última visita ad limina ao Papa Bento XVI, como Bispo de Petrolina.

É importante considerar que Dom Francisco foi nomeado Bispo em 2006, durante o Pontificado de Bento XVI. O mesmo Papa foi quem acolheu o pedido de renúncia por idade de Dom Frei Paulo Cardoso, nomeando Dom Manoel como sétimo Bispo de Petrolina, em 27 de julho de 2011.

O Papa Bento XVI também desmembrou a Diocese de Petrolina, depois de um intenso trabalho feito por Dom Frei Paulo Cardoso, em comunhão com a Nunciatura Apostólica, criando a Diocese de Salgueiro em 16 de junho de 2010, com a nomeação de Dom Frei Magnus Henrique Lopes, OFMCap, como primeiro Bispo daquela grei.

Dom Magnus, primeiro Bispo de Salgueiro

“Da assim fundada Diocese de Salgueiro, estabelecemos a Sede na cidade de Salgueiro; e elevamos ao grau e à dignidade de Igreja Catedral, o templo paroquial aí localizado, dedicado a Deus, em honra de Santo Antônio […]” (Trecho da Bula de criação da Diocese)

Bula de criação da Diocese de Salgueiro

Elevemos um hino de louvor ao Senhor pelo luminoso ministério petrino do Papa emérito Bento XVI, que agora contempla a face de Deus na eternidade.

📸 Arquivo Diocesano
✍🏻 Pascom Diocesana de Petrolina