32ª Assembleia Diocesana, sinal de comunhão da Igreja Particular de Petrolina

Participantes da 32ª Assembleia de Pastoral

Durante toda a última sexta-feira, 04 de novembro, representantes de Paróquias, Quase-Paróquias e Áreas Pastorais da Diocese de Petrolina, reunidos com o Bispo Diocesano e o clero, participaram da 32ª Assembleia Diocesana, no Centro Pastoral Monte Carmelo, na sede episcopal.

Iniciada com a Santa Missa, presidida por Dom Francisco Canindé Palhano, e assessorada por Dom Antônio Catelan, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, os participantes da Assembleia acompanharam um itinerário preparado pelo epíscopo, que partiu da Eucaristia como sacramento da unidade e o centro da vida da Igreja e de cada cristão, em preparação ao Ano Eucarístico Diocesano, a ser iniciado no próximo dia 20 de novembro, na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo.

Dom Francisco e Dom Catelan

Os quase 120 participantes da Assembleia, alinhados com as intervenções do assessor, reuniram-se em 5 grupos para apresentarem sugestões práticas para a vivência do Ano Eucarístico Diocesano, partindo de ações pastorais, de piedade popular e de formação do povo de Deus e dos agentes que atuam diretamente nas Celebrações Eucarísticas e nos ministérios vinculados ao “sacramento dos sacramentos.”

Grupos de trabalho da Assembleia Diocesana de Pastoral

NOMEAÇÃO

Dom Francisco Canindé Palhano nomeou o Padre Carlos Lima,
administrador paroquial da Paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus, em Petrolina, e Coordenador Diocesano da Pastoral Litúrgica, foi nomeado por Dom Francisco Canindé Palhano, durante a Assembleia Diocesana de Pastoral, Coordenador do Ano Eucarístico Diocesano, de 20 de novembro de 2022 a 26 de novembro de 2023. Suas atuais funções permanecem inalteradas.

ANÚNCIO DE ORDENAÇÕES

Na Assembleia Diocesana, o Senhor Bispo anunciou a Ordenação Diaconal do Seminarista Marcelo Manoel dos Santos, natural de Orocó/PE, a ser realizada no dia 02 de dezembro próximo; e a Ordenação Presbiteral do Diácono Izael Tavares de Noronha, natural de Dormentes/PE, no dia 14 de dezembro. As duas Ordenações acontecerão na Igreja Sé Catedral do Sagrado Coração de Jesus Cristo Rei.

O Coordenador Diocesano de Pastoral, Padre Givanildo José de Souza, apresentou as Comissões do Centenário, a atual organização pastoral da Diocese e o Pré-Calendário de atividades para o próximo ano, que recebeu a contribuição de membros da Assembleia.