
A Paróquia Nossa Senhora das Dores, com sua sede no Bairro Ouro Preto, em Petrolina, celebra, neste domingo, 31 de maio, os seus 40 anos de criação.
Criada por Dom Gerardo Andrade Ponte, 5º bispo diocesano de Petrolina, em 31 de maio de 1980, a Paróquia foi inicialmente confiada à Congregação da Irmãs da Imaculada Conceição, a mesma de Santa Paulina, a primeira santa do Brasil. Elas receberam autorização especial para realizar celebrações, administrar o Santo Batismo e assistir aos casamentos, até que fosse nomeado o primeiro pároco.
Durante os seus 40 anos, foram pastores daquela porção do povo de Deus, a partir de 1982:
- Padre Antonio Moreno
- Padre Manoel Rodrigues
- Padre Antonio Dion
- Padre José Nélio (falecido)
- Padre Edmílson Pereira (falecido)
- Padre José Guimarães
- Padre José Humberto
- Padre Francisco Moniz
- Padre Francisco Ferreira, tendo como vigário paroquial o padre Francisco José Pereira
- Padre Reinaldo Morais (desde outubro de 2019)
Algumas paróquias desmembradas da Paróquia Nossa Senhora das Dores:
- Paróquia Santa Luzia (Cohab)
- Paróquia São Francisco de Assis (Jardim Amazonas)
- Paróquia São João Batista (João de Deus)
- Paróquia Nossa Senhora das Dores (Rajada)
- Paróquia São Francisco das Águas (Projetos irrigados)
Foi preparada uma programação especial, dentro dos limites permitidos pelas autoridades nesse tempo de pandemia, com a oração do terço e Adoração do Santíssimo Sacramento, com transmissão pelas redes sociais da paróquia.
A conclusão da celebração, no dia 31 de maio, na Solenidade de Pentecostes, contará com a seguinte programação: às 18h30, récita do terço; às 19h30, Solene Eucaristia e, logo após, peregrinação da imagem de Nossa Senhora das Dores, em carro aberto, em algumas ruas do Bairro Ouro Preto. Haverá transmissão pelo Youtube, Facebook e Instagram.