
O hospital de Campanha de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, completou um mês de funcionamento nesta quinta-feira (25). Montado no Centro Pastoral Monte Carmelo, é um importante instrumento de suporte à saúde durante a pandemia da Covid-19.
Nesse primeiro mês de funcionamento, o hospital de campanha já atendeu 31 pacientes. São casos leves da Covid-19, mas que precisam de internamento com atenção exclusiva para o tratamento. O hospital só recebe pacientes que chegam de ambulância, regulados por outra unidade do Sistema Único de Saúde (SUS).
Dos pacientes que já passaram pela unidade, foram 17 homens e 14 mulheres. O mais jovem com 24 anos e o mais velho com 88. Apenas cinco deles evoluíram para casos mais graves e tiveram que ser transferidos para outros hospitais com leitos de UTI.
O hospital tem 100 leitos intermediários. O respirador da unidade serve exclusivamente para o transporte para outros hospitais com leitos de UTI. De acordo com a diretora da unidade, Lorena Ferraz, o hospital de campanha vem cumprindo com eficiência sua função, seguindo à risca os protocolos estabelecidos pelas secretarias de saúde do estado e do município.
85 profissionais estão compondo uma equipe considerada mínima e montada de acordo com os critérios estabelecidos pelos conselhos de saúde que fazem o cálculo com base nos números de leitos ocupados. E nesse primeiro mês de trabalho, o Hospital de Campanha de Petrolina não chegou a 10 % de sua capacidade total. Mas, caso seja necessário, a equipe pode dobrar a qualquer momento.
“Temos equipes preparadas para atender a população. Não atingimos nem 10% de nossa taxa de ocupação, ainda, isso é bom. Significa que nos planejamos com antecedência. Estamos preparados para o futuro”, destaca Lorena.
Fonte: G1/ TV Grande Rio