
O Bispo emérito da Diocese de Petrolina, Dom Francisco Canindé Palhano, celebrará seu Jubileu Áureo de Ordenação Sacerdotal no dia 2 de fevereiro, às 17h, na Igreja Catedral do Sagrado Coração de Jesus Cristo Rei.
Natural de São José de Mipibu (RN), Dom Francisco foi ordenado sacerdote em 2 de fevereiro de 1975, em sua terra natal. Em 2006, o Papa Bento XVI elevou-o ao episcopado, nomeando-o Bispo de Bonfim, na Bahia. Aos 3 de janeiro de 2018, Dom Francisco foi transferido para a sede episcopal de Petrolina, tomando posse no dia 3 de março do mesmo ano como oitavo Bispo desta Igreja Particular.
Manifestou especial preocupação com a vida administrativa e vocacional da Diocese, tendo preparado a celebração do seu centenário com Anos Temáticos. Inaugurou as novas instalações da Cúria Diocesana, acompanhou a conclusão do processo de migração da rádio católica para Frequência Modulada (FM), e deu início às obras de restauro do Palácio Episcopal São José, obra de Dom Malan, primeiro Bispo de Petrolina.
Dom Francisco recebeu o Título de Cidadão Petrolinense e a Medalha Dom Malan em fevereiro de 2020, em Sessão Solene na Câmara Municipal de Petrolina. Em 24 de abril de 2024, o Papa Francisco aceitou a sua renúncia, tornando-o Administrador Apostólico até a chegada de seu sucessor, Dom Antonio Carlos Cruz Santos.