
Dom Francisco Canindé Palhano, nosso Bispo Diocesano, celebra 15 anos de sua Ordenação Episcopal. Nomeado para o episcopado pelo Papa Bento XVI em 26 de julho de 2006, Dom Francisco foi ordenado Bispo na Catedral de Natal, Rio Grande do Norte, por Dom Matias Patrício de Macêdo, Arcebispo daquela Igreja Particular à época, no dia 21 de outubro do mesmo ano. Depois de passar pela Diocese de Bonfim, na Bahia, Dom Francisco foi transferido pelo Papa Francisco para a sede episcopal de Petrolina em 03 de janeiro de 2018, com posse em 03 de março do mesmo ano.
Acompanhe uma mensagem dirigida a Dom Francisco Canindé nesta data significativa do seu ministério episcopal:
Estimado Dom Francisco Canindé Palhano,
No dia em que fazemos memória dos 15 anos de sua Ordenação Episcopal, agradecemos ao Senhor da Messe pelo sim que Sua Excelência Reverendíssima deu ao Santo Padre Bento XVI, no ano de 2006, em favor do governo, do ensino e da defesa da fé professada pela Santa Igreja Católica.
Depois de quase 12 anos na Diocese de Bonfim/BA, quis o Santo Padre Francisco que o senhor assumisse o bispado de Petrolina, como seu oitavo Pastor, em 03 de março de 2018.
Nós, seus filhos espirituais, suplicamos a proteção de Nossa Senhora Rainha dos Anjos para que, em todas as suas iniciativas pastorais e administrativas, o reinado de Cristo, tão necessário neste mundo marcado pela descrença no Absoluto, se estabeleça no coração dos seus diocesanos.
Petrolina, 21 de outubro de 2021
UM POUCO DA TRAJETÓRIA DE DOM FRANCISCO
Ingressou no Seminário de São Pedro, em Natal, em 1960. Cursou Letras na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Filosofia e Teologia no Seminário Central do Ipiranga em São Paulo. Recebeu a ordenação diaconal em 6 de janeiro de 1974, na Igreja Matriz de Sant’Ana e São Joaquim, em São José de Mipibu.[
Francisco Canindé Palhano foi ordenado ao sacerdócio em 2 de fevereiro de 1975, através Dom Nivaldo Monte, Arcebispo Metropolitano de Natal. É mestre em Teologia Moral, pela Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma (1985–1987). Dirigiu grupos na Arquidiocese de Natal e recebeu o título de Monsenhor em 29 de novembro de 1991.
Foi nomeado pela Santa Sé, em 26 de julho de 2006, para a Diocese de Bonfim, na Bahia. Recebeu a ordenação episcopal em 21 de outubro daquele ano, na Catedral de Natal, através de Dom Matias Patrício de Macêdo, Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, Bispo de Campina Grande, e Dom Heitor de Araújo Sales, Arcebispo Emérito de Natal.[
Em seu ministério como sexto bispo da Diocese de Bonfim, Dom Francisco implantou no Ginásio Diocesano uma das etapas de formação inicial ao sacerdócio; ordenou dezesseis padres e dois diáconos; implantou a Pastoral Hospitalar; fortaleceu o movimento Encontro de Casais em Cristo; promoveu a reforma da Casa Episcopal e a iniciação da reforma geral da Catedral Diocesana. Também tomou parte no Conselho Nacional do Encontro de Casais com Cristo.[
Dom Francisco Canindé Palhano foi nomeado em 3 de janeiro de 2018 como bispo de Petrolina, Pernambuco. Tomou posse como oitavo bispo da Diocese em 3 de março de 2018.