Diocese de Petrolina realiza V Encontro da Comissão para o Ano Diocesano da Família

Na manhã do último sábado (24/04), no Palácio Episcopal São José, aconteceu o V Encontro da Comissão para o Ano Diocesano da Família. Coordenada por Dom Francisco Canindé Palhano, Bispo de Petrolina, a reunião teve momentos de oração e de estudo, partindo do Sacramento da Eucaristia como fonte de unidade e de promoção da partilha.

O encontro contou com representantes da Gerência Regional de Educação, da Secretaria Municipal de Educação, da PASCOM, do Conselho Diocesano do ECC, dos Movimentos Alvorada e Escalada, das Novas Comunidades, da Pastoral da Criança, da Legião de Maria, da Casa Boa Nova Rainha dos Anjos, além dos padres Francisco Ferreira, José Humberto e Luciano Lima, e do Seminarista Izael.

O assunto principal da reunião foi a definição da Casa Boa Nova Rainha dos Anjos, com 9 anos de atuação em nossa Diocese, como o braço caritativo do Ano Diocesano da Família. Criada durante o episcopado de Dom Manoel dos Reis de Farias, a Casa Boa Nova Rainha dos Anjos acolhe dependentes químicos de várias faixas etárias, sem cobrar nada pela permanência do acolhido. A exposição do casal Fábio e Ninha, que reside com seus filhos na Casa Boa Nova, revelou a dinâmica do trabalho realizado e as reais necessidades para os presentes. Dom Francisco pediu sugestões aos participantes do encontro, que foram resumidas em 12 ações concretas, com os seus respectivos responsáveis:

  • Convidar representantes da Secretaria de Saúde e de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Petrolina para parcerias. (Prof. Plínio Amorim)
  •  Fortalecer o dízimo e direcionar a dimensão social dele. Determinar um dia específico, Paroquial ou Diocesano, para coleta direcionada à Boa Nova. (Pe. Luciano)
  • Divulgar com cartazes nas Paróquias o projeto realizado pela Casa de Acolhimento Boa Nova. (Gildo)
  • Rever a situação cadastral da Boa Nova na rede Transforma Petrolina (Fábio e Ninha – Boa Nova)
  • Formar parcerias com as universidades da região (Anisiano)
  •  Formar Comissão de leigos para dar suporte e continuidade ao trabalho de evangelização (Anisiano)
  •  Ter a presença de psicólogos para fazer um acompanhamento com os jovens acolhidos (Propor para as universidades). Acompanhar também a família para facilitar o retorno do jovem à sua casa. (Anisiano e Dra. Anete)
  • Celebrar missas semanais, atendimento de confissões. (Pe. Ferreira)
  •  Desenvolver o ensino de trabalhos profissionalizantes. (Fabio e Ninha – Boa Nova)
  • Realizar atividades que possam contribuir no sustento e manutenção da casa. (Fabio e Ninha – Boa Nova)
  • Encontrar padrinhos para auxiliar nas despesas mensais da casa. (Fábio Santana e Aline – Pastoral Familiar)
  • Conseguir profissionais de arquitetura/engenharia para auxiliar na melhoria da estrutura física das instalações da Casa de Acolhimento Boa Nova. (Gilmário e Arlete)

O casal Fábio e Aline, que atualmente articula a Pastoral Familiar na Diocese, apresentou um dos momentos programados dentro do Ano Diocesano da Família: a live sobre o Santo Rosário, no próximo dia 30 de abril, às 19h. A transmissão ocorrerá pelo YouTube e pelo Instagram da Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Anjos, sob a coordenação da Pastoral Famíliar.

A próxima reunião da Comissão Diocesana ocorrerá no dia 15 de maio, às 9h da manhã.

Por Gildo Monteiro Júnior – PASCOM Diocesana de Petrolina

Comentários estão fechados.