
Os diáconos são ministros ordenados para as tarefas de serviço da Igreja; não recebem o sacerdócio ministerial, mas a ordenação confere-lhes funções importantes no ministério da Palavra, culto divino, governo pastoral e serviço da caridade, encargos que eles devem desempenhar sob a autoridade pastoral do seu bispo (Catecismo da Igreja Católica, 1596)
Conheça o perfil dos diáconos transitórios da Diocese de Petrolina que receberão o segundo grau do sacramento da Ordem no dia 19 de janeiro, na Igreja Catedral:
Carlos Augusto Faria Ribeiro, 27 anos, natural de Rio Preto (MG), realizou seus estudos filosóficos no Seminário Maria Mater Ecclesiae do Brasil – Itapecerica da Serra (SP), e os estudos teológicos no Seminário São João Maria Vianney – Campina Grande (PB). O seu estágio pastoral aconteceu na Paróquia de Nossa Senhora Rainha dos Anjos, na Igreja Catedral do Sagrado Coração de Jesus e na Cúria Diocesana.
Cícero Rodrigues da Purificação, 30 anos, natural de Afrânio (PE), realizou seus estudos filosóficos no Seminário São José, na Diocese de Petrolina, de 2015 a 2018, e os estudos teológicos no Seminário São João Maria Vianney, na Diocese de Campina Grande (PB), de 2019 a 2022. O seu estágio pastoral ocorreu na Paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus, no bairro Cohab VI, em Petrolina, e na Cúria Diocesana.
Gustavo Rohte de Oliveira, 26 anos, natural de Toledo (PR), é licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2014-2017), bacharel em Teologia pelo Centro Universitário Claretiano (2018-2021), com Mestrado em Filosofia na área de Metafísica e Conhecimento pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2020 – 2023). Realizou seu estágio pastoral na Paróquia de São José, no bairro Atrás da Banca, em Petrolina, e no Setor de Patrimônio, na Cúria Diocesana.
José Mário Mendes, 32 anos, natural de Ouricuri (PE), realizou seus estudos filosóficos na FAFICA, em Caruaru (PE), de 2013 a 2016, e os estudos teológicos no Seminário São João Maria Vianney, Campina Grande (PB), de 2019 a 2022. O seu estágio pastoral foi realizado na Paróquia de São Francisco das Águas, no N-11, em Petrolina, e no setor administrativo da OVS, na Cúria Diocesana.