
Entre 15 de setembro e 15 de outubro de 2024, as 28 Paróquias da Diocese de Petrolina realizarão suas Pré-Assembleias, com o intuito de dinamizar os trabalhos da 34ª Assembleia Diocesana de Pastoral, no mês de novembro.
A Coordenação Diocesana de Pastoral, através do Padre Givanildo José de Souza, Coordenador Diocesano de Pastoral, enviou o roteiro da Pré-Assembleia aos párocos e administradores paroquiais, contemplando três momentos: a oração, a motivação e a escuta.
Segundo o comunicado de Dom Antonio Carlos Cruz Santos, Bispo de Petrolina, “as Pré-Assembleias deverão ocorrer em clima de escuta e fraternidade, à luz do Espírito Santo, com a participação de representantes da vida pastoral das Paróquias, especialmente das comunidades, de grupos e pastorais atuantes, fomentando os apontamentos devidos que nascem de cada realidade, sem descurar da verdade na caridade”.
No convite à escuta, a Coordenação Diocesana apresentou 5 perguntas ligadas à diocesaneidade e à sinodalidade, continuando as reflexões iniciadas na última Assembleia Diocesana, em consonância com a Assembleia de Pastoral do Regional Nordeste 2. As respostas serão compiladas e apresentadas em momento específico do organismo mais importante de encaminhamentos e decisões da Diocese, que contará com padres, diáconos, religiosos e leigos.
As inscrições para a Assembleia Diocesana de Pastoral ocorrerão de 15 de outubro a 5 de novembro de 2024, na recepção da Cúria Diocesana, através de formulário próprio, com elaboração e apresentação prévia dos calendários paroquiais, de grupos, pastorais, movimentos, associações e Novas Comunidades, com datas fixas e/ou previamente confirmadas, a fim de que sejam incluídas no calendário geral da Diocese, sob os cuidados do Secretariado Diocesano de Pastoral.
O tema da Assembleia Diocesana deste ano será “Peregrinos de esperança numa Igreja sinodal: comunhão, participação, missão.”