
Nesta Quinta-feira Santa, às 10h da manhã, Dom Francisco Canindé Palhano, Bispo de Petrolina, presidirá a Solene Missa do Crisma, na Igreja Catedral do Sagrado Coração de Jesus Cristo Rei.
Na celebração, os padres da Diocese de Petrolina renovarão as suas Promessas Sacerdotais, serão abençoados os Óleos dos Catecúmenos e da Unção dos Enfermos, e Consagrado o Óleo do Crisma.
Conheça um pouco mais sobre a Santa Missa Crismal:
✓ A Missa da Quinta-feira Santa pode ser chamada de: “Missa Crismal”, “Missa dos Santos Óleos” ou “Missa da Unidade”.✓ “Essa Missa, que o Bispo concelebra com o seu presbitério e dentro da qual consagra o santo crisma e benze os outros óleos, é como que a manifestação da comunhão dos presbíteros com o seu Bispo.” […] “Para esta Missa se congregam e nela concelebram os presbíteros, uma vez que, na confecção do crisma, são testemunhas e cooperadores do seu Bispo, de cujo múnus sagrado participam, na edificação, santificação e condução do povo de Deus. […] “E deste modo se manifesta claramente a unidade do sacerdócio e do sacrifício de Cristo continuado na Igreja.Consagração e benção.
A consagração do crisma e a bênção do óleo dos enfermos e do óleo dos catecúmenos deve ser feita habitualmente pelo Bispo na Quinta-feira da Semana Santa, na Missa própria que se deve celebrar de manhã. Se, neste dia, for difícil reunir o clero e o povo com o Bispo, pode esta bênção ser antecipada para outro dia, contanto que seja nas proximidades da Páscoa, celebrando-se sempre a Missa própria.
Rito da benção: “Segundo o costume tradicional da liturgia latina, a bênção do ÓLEO DOS ENFERMOS faz-se antes do fim da Oração eucarística; a bênção do ÓLEO DOS CATECÚMENOS e a CONSAGRAÇÃO DO CRISMA, depois da Comunhão. Contudo, por motivos pastorais, é permitido realizar todo o rito da bênção após a liturgia da palavra”.
Fonte disponível: Cerimonial dos Bispos, pp. 93-94.