Conheça o Diácono Lucas da Silva, o novo membro do clero de nossa Diocese

O Diácono Lucas da Silva Souza nasceu no ano de 1995, na cidade de Santa Filomena/PE. Filho de Luzia Pereira da Silva e Jovenilson de Souza Sobrinho, fora batizado na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no distrito do Socorro, em Santa Filomena, no dia 17 de setembro de 2000; recebeu a Primeira Eucaristia em 25 de junho de 2008, nesta mesma Igreja. Anos depois, em 25 de maio de 2011, recebeu o sacramento da Crisma, na Paróquia de São Pedro Apóstolo, em Barra de São Pedro, Ouricuri/PE.

Sobre o surgimento e escolha da vocação sacerdotal, o neo-Diácono Lucas costuma dizer que “Deus usou de pessoas, ao longo da sua trajetória, para manifestar sua vontade na vida dele”. Por isso que, ainda na adolescência e juventude, fazendo parte da vida de sua comunidade, convivendo com o seu pároco daquele período e, sobretudo, partindo dos ensinamentos que adquiriu no seio de sua família, Lucas fora tomando consciência da necessidade de sacerdotes para a Igreja, e o chamado para a vocação sacerdotal aos poucos se fortalecia dentro do seu coração.

Decidido, Lucas começou o processo de discernimento vocacional, participando de encontros promovidos pelo Seminário São José, de modo que, no dia 15 de fevereiro de 2013, ingressou no nosso Seminário Diocesano para iniciar o seu processo formativo, com o Curso de Filosofia. Em 2017, após a conclusão dos estudos filosóficos, iniciou o Curso de Teologia na Universidade Católica de Pernambuco, residindo inicialmente no Seminário São João XXIII, de nossa Diocese, e depois no Seminário Maior Rainha dos Apóstolos, da Diocese de Nazaré da Mata/PE.

Concluído o período formativo, o seminarista Lucas fora enviado por Dom Francisco Canindé Palhano à Paróquia de São José Operário, com sede no Bairro Atrás da Banca, em Petrolina, para desenvolver o seu estágio pastoral, além de integrar o corpo de colaboradores da Cúria Diocesana.

Comentários estão fechados.