Cidadania petrolinense para Dom Manoel

DomManoel01

DISCURSO DO Sr. BISPO DIOCESANO DE PETROLINA (PE) DOM MANOEL DOS REIS DE FARIAS DURANTE ENTREGA DE TÍTULO DE CIDADÃO PETROLINENSE A SUA PESSOA:

Saúdo com alegria meus caríssimos Padres, às Irmãs Religiosas, Sr. Prefeito de Petrolina aqui representado, Srs. Vereadores, demais Autoridades presentes, Seminaristas, às Pastorais, os Movimentos, às Famílias, à Juventude, às Crianças. Todos, sejam bem vindos e bem vidas!
“Vida, o sonho mais lindo de Deus”. “Ide ao Senhor cantando jubilosos”. Agradeço a presença de todos aqui, pois estamos em festa elevando a Deus hino de louvor e de ação de graças, pelo dom da vida.
“Tudo é graça, pois Deus nos conduz”, por isso São Paulo nos recomenda: “Por tudo dai graças a Deus”. Toda esta manifestação solidária muito me fortalece para que possa dizer a Deus com o Salmo 115: “Que poderei retribuir ao Senhor Deus, por tantos benefícios que fez em meu favor! Elevo o cálice da salvação, invocando o nome santo do Senhor”. “Vida, o sonho mais lindo de Deus”. Tenho certeza que Deus sonhou a minha vida! Ele me cercou de carinho e me conservou são e salvo, diante de tantos abismos que passei ao longo dos 70 anos. “É bom estarmos aqui”, fazendo a vida, como canta Gonzaguinha:
“Somos nós que fazemos a vida, como der, ou puder, ou quiser… Sempre, desejada, por mais que esteja errada. Ninguém quer a morte, só saúde e sorte. E a pergunta roda, e a cabeça agita. Eu fico com a pureza da resposta das crianças: E a vida, é bonita e é bonita.
Passando pelo Aeroporto do Recife, uma frase, me chamou a atenção quando dizia: “a vida é mais doce com chocolate”. Fiquei pensando que o doce mais doce da vida se faz não com chocolate, mas quando saboreamos a largueza, a doçura do amor e do carinho que Deus tem por todos nós. É imprescindível ter a certeza de que a vida é dom precioso que Deus nos proporciona para ser vivido entre amigos e amigas, em família, como de fato estamos neste momento vivenciando e celebrando.
Assim diz o Salmo 89: “a vida humana chega aos 70 anos, fato notável quando chega aos 80. Certa vez perguntaram ao Padre Antônio Vieira: Padre Mestre, “O que é melhor: viver muito ou viver pouco!” Sabiamente ele respondeu: “O mais importante não é viver muito ou viver pouco, mas é viver bem”. Atingindo o patamar dos 70, sinto o desejo de cantar mais alto, a beleza da vida com esta canção do Salmo 145: Quero cantar ao Senhor, sempre enquanto eu viver, hei de provar seu amor, seu valor e seu poder”.
Hoje recebo o Título de Cidadão Petrolinense, de autoria dos Senhores Vereadores Luiz Ailton Guimarães e Adalberto Bruno da Silva; com aprovação da Câmara de Vereadores de Petrolina. Meu muito obrigado. Este momento nos remete a São Paulo, que nos recomenda: “Buscai as coisas do alto”, pois “somos cidadãos do Reino de Deus”. Canção do Pe. Zezinho diz: “ Sou Cidadão do infinito”. O Título de Cidadão é um reconhecimento de que a pessoa humana tem valor. O incomensurável valor da pessoa humana, não está na sua posição social, mas na sua dignidade de sujeito de sua própria história. O Papa Paulo VI, discursando na ONU, em 1965, disse: “ A vida do homem vale não pelo que ele tem, mas pelo que ele é”. O Salmo 8 diz: Senhor, quem é o homem para cuidardes dele com tanto carinho! Pois o coroastes com grande dignidade! A dignidade humana está bem acima do ouro e da prata; pois somos igualmente, filhos e filhas, de Deus.
Recebo hoje, a Medalha Dom Malam, de autoria do Senhor Vereador Antônio de Souza Batista (Paraíba). Muito obrigado. É um bom momento para recordar coisas boas do passado e trazê-las para o presente. Dom Antônio Maria Malan, primeiro Bispo de Petrolina, deixou aqui, a sua marca indelével. Com a sua coragem inquebrantável mostrou que por meio da Fé, do Trabalho e da Educação, é possível mudar a realidade de uma nação, garantindo um resultado exitoso. Com apenas sete anos, Dom Antônio Maria Malan construiu aqui, quatro relevantes obras: Nossa suntuosa Catedral, o Palácio, Colégio Diocesano Dom Bosco e o Colégio Maria Auxiliadora. Sinto-me feliz, honrado, por ser um dos seus sucessores, nesta Diocese.
Ao ser contemplado com o título de Cidadão Petrolinense, e com a Medalha Dom Malan, recebo não como uma honra, um merecimento, porém como um sinal da grande responsabilidade que tenho, diante deste Rebanho que o Senhor me confia. Portanto, rogo, peço às vossas orações. Agradeço a Deus, com São Paulo: “Sou o que sou, pela graça de Deus”. Até aqui o Senhor nos ajudou e nos ajudará sempre!
Que Maria Mãe de Misericórdia abençoe o nosso País, as nossas famílias e nos ajude a viver a beleza da “ vida, o sonho mais lindo de Deus”. Muito obrigado, Deus abençoe a todos!

+ DOM MANOEL DOS REIS DE FARIAS
Bispo da Diocese de Petrolina – Pernambuco – Brasil.

20160425_Dom_Manoel02(1)