Pastoral Familiar promove Live sobre a Oração do Santo Rosário em família

Na noite desta sexta-feira (30/04), a Diocese de Petrolina promoveu a live “Despertar para a oração do Santo Rosário em família”, organizada pela Pastoral Familiar Diocesana com o apoio de outros grupos, movimentos e pastorais.

O evento foi aberto pelo casal Fábio e Aline, representando a Comissão da Pastoral Famíliar e do ECC, após o canto “A treze de maio”, tão conhecido em nossas comunidades.

Dom Francisco Canindé Palhano, Bispo de Petrolina, ressaltou a alegria de estar na casa de Deus, da família dos filhos de Deus, a Catedral do Sagrado Coração de Jesus Cristo Rei. Dirigiu uma saudação afetuosa às famílias unidas na experiência de oração proporcionada pela live. Recordou a importância do mês de maio como mês especial dedicado a Maria, tempo de redescobrir a reza do terço, cujo fundamento é o Evangelho de Lucas. Destacou também que a recitação do terço foi sempre motivada pelos Santos Padres, como experiência aos pés de Maria, que revela o rosto do Ressuscitado. O mês de maio, segundo Dom Francisco, é tempo de participar da “escola de Maria”. Recitar o Santo Terço é contemplar o rosto de Jesus, frisou o nosso bispo diocesano.

A partir da Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae, do Papa São João Paulo II, o padre José Humberto, Diretor Espiritual da Pastoral Famíliar da Diocese de Petrolina, conduziu o momento de reflexão acerca dos mistérios da alegria (gozosos). Ao término de sua fala, uma gestante foi abençoada, benção extensiva às demais gestantes que acompanharam a transmissão.

Anisiano Pereira Alves Filho, fundador da Comunidade Cristo Ama, apresentou uma reflexão sobre os mistérios luminosos, incluídos pelo Papa São João Paulo II na Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae, em 2002.

Adriana Fernandes, integrante da Pastoral Familiar, refletiu sobre os mistérios dolorosos, cuja contemplação fazemos com Maria, aquela que acompanhou o mistério da vida de Jesus, inclusive os momentos de dor.

Padre Givanildo José, Reitor do Seminário São José e Pároco da Paróquia São Paulo, apresentou uma reflexão acerca dos mistérios gloriosos, ressaltando que a experiência da glória passa pelo rebaixamento, pela cruz. O Rosário sempre reforçou a ultrapassar as trevas da Paixão para contemplar a glória do Ressuscitado, destacou o padre.

Após a exposição, o padre Givanildo e o Seminarista Emerson Sávio conduziram a recitação de um mistério do terço na intenção das famílias, das vítimas da Covid-19, dos sócios da OVS e de todos os que contribuem na missão da Igreja.

Ao término das meditações e dos agradecimentos, os padres José Humberto e Givanildo José concederam uma especial benção para todas as famílias.

A live realizada hoje faz parte da programação do Ano Diocesano da Família, a ser celebrado até a Solenidade de Cristo Rei de 2021.

Comentários estão fechados.