Carta aos comunicadores da Diocese de Petrolina-PE

PASTORAL DA COMUNICAÇÃO

Diocese de Petrolina – PE

Estimados comunicadores:

No próximo dia 08 de maio, a Igreja Católica celebrará o 50º. Dia Mundial das Comunicações, que terá como tema central Comunicação e Misericórdia: um encontro fecundo.

Na sua mensagem para este dia, o Papa Francisco salienta que “a comunicação tem o poder de criar pontes, favorecer o encontro e a inclusão, enriquecendo assim a sociedade”. Na mesma mensagem, o Papa afirma a necessidade de criar uma cultura do encontro por meio da comunicação: “Comunicar significa partilhar, e a partilha exige a escuta, o acolhimento. Escutar é muito mais do que ouvir. Ouvir diz respeito ao âmbito da informação; escutar, ao invés, refere-se ao âmbito da comunicação e requer a proximidade”.

Dirigimos nossa mensagem aos comunicadores que atuam no território da Diocese de Petrolina, a fim de que, por meio de tão relevante serviço, sejam sempre promotores de uma informação ética, coerente, responsável e comprometida com o bem comum. Utilizar a voz e ter o dom da palavra exigem grandes responsabilidades daqueles que, por diferentes meios, estão interligados com a vida do próximo, combatendo os males que corrompem a sociedade e difundindo vida e esperança pelo rádio, pela televisão, pela mídia impressa e pelos ambientes virtuais.

A Diocese de Petrolina, por meio da Pastoral da Comunicação, tem atuado de maneira significativa, principalmente nas redes sociais, a fim de espalhar a Boa Notícia, geradora de vida e esperança, como fez Jesus, o grande comunicador do Pai, o Verbo que se fez carne (cf. Jo 1,14). Ele é o verdadeiro sentido da comunicação da Igreja, que não faz propaganda de si mesma, mas busca revelar o rosto misericordioso do Pai, através do Filho, na força do Espírito Santo.

Manifestamos nossa gratidão pelo empenho dos comunicadores que, diariamente, colocam seus dons e talentos a serviço do povo, principalmente em favor dos necessitados. Rogamos a Deus que os abençoe e proteja nessa nobre missão, cujo tripé está em comunicar, servir e integrar.

No dia 08 de maio, às 9h da manhã, celebraremos a Santa Missa, na Igreja Catedral, com intenção especial pelos comunicadores. Aproveitamos para convidá-los a render graças a Deus, suplicando bênçãos especiais a todos os profissionais da comunicação que atuam nos municípios que compõem a nossa Igreja diocesana.

Fraternalmente,

+ Dom Manoel dos Reis de Farias –  Bispo Diocesano de Petrolina – PE