A criação da Diocese – Breve Histórico

A criação da Diocese – Breve Históricoterça-feira, 11 de novembro de 2008
Pe. Francisco José Pereira Cavalcante

Brasao_Diocese_Web

Cada vez mais o povo brasileiro se conscientiza da importância de conhecer a sua história. É sempre maior o número de pessoas que sabe dar importância ao conhecimento das raízes familiares, da terra onde nasceu e da fé que pratica. Este artigo responde, resumidamente, as necessidades de conhecer a história da comunidade cristã católica denominada de DIOCESE DE PETROLINA.
O Catecismo da Igreja Católica define uma diocese como uma comunidade de fiéis cristãos vivendo em comunhão na fé, na prática dos sacramentos, e com um bispo ordenado na sucessão apostólica. A comunidade católica atualmente ligada ao bispo de Petrolina pertenceu primeiramente à diocese de Olinda e Recife. No início do século XX foi incorporada à cidade de Floresta e depois a Pesqueira.
A comunidade diocesana de Petrolina está distribuída em uma área que compreende um terço do Estado de Pernambuco. A área é composta pelos seguintes municípios: Afrânio, Araripina, Bodocó, Cedro, Dormentes, Exu, Granito, Ipubi, Lagoa Grande, Moreilândia, Ouricuri, Parnamirim, Petrolina, Salgueiro, Santa Cruz, Santa Filomena, Santa Maria da Boa Vista, Serrita, Terra Nova, Trindade, Verdejante.
O presente texto foi publicado como artigo de jornal da Pastoral Familiar de Petrolina. Aqui fizemos algumas atualizações sempre com a intenção de oferecer uma visão geral da vida da comunidade católica diocesana que é atualmente pastoreada por D. Paulo Cardoso.
Para alcançar tal objetivo apresentamos algumas notícias de acontecimentos ocorridos durante a presença de seis pastores diocesanos. Esperamos que este “resumo” possa ajudar o leitor a dar os primeiros passos no conhecimento da ação da comunidade eclesial católica, oficializada como Diocese em 30.11.1923, pelo papa Pio XI.
O leitor poderá aprofundar os conhecimentos, utilizando vários escritos que produzimos nos últimos anos. Tais publicações, também, permitem o leitor conhecer a ação da igreja católica em momentos históricos anteriores à data de criação da Diocese.