Cristãos leigos e leigas, que brilhe a vossa luz!

cristaos-leigos

Dom Severino Clasen
Bispo de Caçador

Cristãos leigos e leigas, sujeitos na “Igreja em saída”, a serviço do Reino.

Em todo o Brasil, na solenidade de Cristo Rei (26.11.2017) é a abertura do Ano Nacional do Laicato. Chegou o ano dos cristãos leigos e leigas. Toda a Igreja está em comunhão e partilha as alegrias com os cristãos que vivem nos lares em família, em apartamentos, em alojamentos, em todo lugar, buscando caminhos para a felicidade.

Inspirados no Evangelho para serem sal da terra e luz do mundo (Mt 5,13-14) os cristãos são a força geradora do bem que deve atingir todas as pessoas nesse ano dedicado aos cristãos leigos e leigas.

Pelo Batismo fomos banhados nas águas da graça, enxertados na vida de Jesus Cristo que veio ao mundo para salvar toda a humanidade. O batismo nos confere esse compromisso de vida para sermos todos sujeitos de transformação e fermento do Evangelho em toda a sociedade.

Em diversas ocasiões, Jesus Cristo se dirige a seus discípulos para serem mensageiros do Reino de Deus, e todos os batizados são convidados a anunciar esse Reino no dia a dia. Cabe aos cristãos leigos e leigas, a maioria absoluta dos batizados, a construírem um ambiente saudável, fecundo e gerador de harmonia e bem estar em todo o lugar. A família se torna o primeiro espaço sagrado onde a vida nasce, cresce, busca a maturidade até o declínio natural para nascer definitivamente no Reino dos Céus.

O Ano Nacional do Laicato é um tempo privilegiado para colocar em prática o Evangelho de Jesus Cristo. “O Espírito Santo, que inspirou a Palavra, é quem “hoje ainda, como no início da Igreja, age em cada um dos evangelizadores que se deixa possuir e conduzir por Ele, e põe na sua boca as palavras que ele sozinho não poderia encontrar” (EG 151b). Eis a luz que nos norteia e orienta para que possamos participar das reflexões em grupos, para tomarmos consciência que todos os batizados são sujeitos na Igreja e no mundo. O que temos para anunciar é Jesus Cristo e seu Reino. Este é o caminho que norteia a nossa razão de sermos cristãos de fato e de verdade.

O Ano Nacional do Laicato fomenta uma feliz e agradável expectativa para juntos escutarmos o que diz o Espírito Santo aos nossos corações e juntos assumirmos a ação transformadora na Igreja e no mundo. A missão é de todos nós.

Propostas para o Ano Nacional do Laicato:

Promover eventos para marcar a abertura do Ano Nacional do Laicato, bem como Seminários Temáticos
nos Regionais da CNBB;

Publicar reflexões e subsídios para as celebrações, catequese e comunicação;

Conclamar toda a Igreja no Brasil: regionais, dioceses, paróquias, comunidades, pastorais, movimentos, as diferentes expressões laicais e os Organismos de comunhão do povo de Deus, na realização desse Ano especial;

Dialogar com os diferentes sujeitos da sociedade, promovendo a cultura do encontro e o cuidado com a vida e o bem comum, na esperança de que outro Mundo é possível;

Envolver os meios de comunicação social nas atividades programadas para o Ano Nacional do
Laicato.

Destacamos dois âmbitos a serem considerados para o êxito do ano do laicato:

1. A) ÂMBITO DA SOCIEDADE

Promover mecanismos de participação popular para o fortalecimento do controle social e da gestão participativa (Conselhos de Direitos, Grupos de Acompanhamento ao Legislativo, Iniciativas Populares, Audiências, Referendos, Plebiscitos, entre outros);

Mobilizar a sociedade brasileira para a realização da auditoria cidadã da dívida pública.

1. B) ÂMBITO ECLESIAL

Criar programas de formação de ministérios leigos de coordenação e animação de comunidades, pastorais e movimentos;

Fortalecer a articulação das redes de comunidades (Doc. 100 da CNBB);

“Criar e/ou fortalecer os Conselhos Regionais e Diocesanos de Leigos” como preconiza o Doc. 105 da CNBB, n. 275.

Incentivamos a todos os batizados a darem uma resposta concreta ao chamado de Jesus, atendendo à convocação do Papa Francisco para uma “Igreja em Saída”.

Acreditamos na força do testemunho dos cristãos leigos e leigas para renovar as estruturas da sociedade.

Desejo a todos os cristãos leigos e leigas um feliz Ano Nacional do Laicato.