Dom Jaime Spengler é eleito para presidir o Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho no quadriênio 2023-2027

O arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi eleito, nesta quarta-feira, 17 de maio, para presidir o Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam) no quadriênio 2023-2027. A eleição se deu na 39ª Assembleia Geral Ordinária do organismo que acontece em Aguadilla, em Porto Rico, de 16 a 19 de maio de 2023.

Dom Jaime, após ser eleito, disse acolher a indicação da Assembleia do Celam em espírito de obediência e também orientado pela fé para assumir a presidência do organismo no próximo quadriênio. O presidente da CNBB também falou do papel do Conselho. “É um conselho episcopal, e como conselho tem a missão de favorecer a caminhada evangelizadora da Igreja no continente Latino-Americano e Caribenho”.

O novo presidente do Celam disse que assumirá esse serviço atento à orientações do magistério da Igreja e do Papa Francisco e também aos sinais dos tempos, aos desafios que a cultura e o mundo apresentam. “Oxalá possamos corresponder à altura daquilo que a Assembleia hoje pede de nós, presidência do Celam. Peço a oração e solidariedade”, disse afirmando ainda querer contar com os leigos, religiosos, clero, diáconos permanentes, presbíteros e bispos nesta missão.

Para a primeira vice-presidência, os bispos elegeram dom José Luis Azuaje Ayala, arcebispo de Maracaibo, na Venezuela. A segunda vice-presidência do organismo será ocupada por dom José Domingo Ulloa Mendieta, arcebispo do Panamá. Para a função de secretário-geral do organismo, foi eleito o dom Lizardo Estrada Herrera, bispo auxiliar de Cuzco (Peru). Dom Santiago Rodríguez, bispo de São Pedro de Macorís, foi eleito como presidente do Conselho de Assuntos Econômicos.

Confira, abaixo, a saudação enviada ao Celam pelo secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers.

Saudação da CNBB à nova

presidência do Celam

Brasília- DF, 17 de maio de 2023

A Igreja no Brasil, em comunhão com toda Igreja Latino-Americana e Caribenha, recebe com alegria a notícia da eleição de Dom Jaime Spengler como presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam).

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) assegura a oração e apoio à presidência do Celam para o quadriênio 2023-2027, composta também pelo Monsenhor José Luis Azuaje Ayala, Arcebispo de Maracaibo (Venezuela), como primeiro vice-presidente; Monsenhor José Domingo Ulloa Mendieta, Arcebispo do Panamá (Panamá), como segundo vice-presidente;  Monsenhor Santiago Rodríguez, bispo de São Pedro de Macorís, eleito como presidente do Conselho de Assuntos Econômicos; e o Monsenhor Lizardo Estrada Herrera, bispo auxiliar de Cuzco (Peru), eleito como secretário-geral

Que as palavras do Santo Padre, o Papa Francisco, sirvam de estímulo para esta nova missão: “Queridos irmãos, o resultado do trabalho pastoral não se assenta na riqueza dos recursos, mas na criatividade do amor. Fazem falta certamente a tenacidade, a fadiga, o trabalho, o planejamento, a organização, mas, antes de tudo, você deve saber que a força da Igreja não reside nela própria, mas se esconde nas águas profundas de Deus, nas quais ela é chamada a lançar as redes”.

Em Cristo,

Dom Ricardo Hoepers